domingo, 6 de junho de 2010

cavas

Tipos de Cavas de Vestuários de Inverno!
AMERICANA Costas, Frente e mangas bem elaboradas.

INGLESAFrente e Costas iguais com diminuições de pontos, formando os ombros da peça e o encaixe das mangas com um perfeito acabamento.
MONTADA Frente e Costas com arremates de pontos perfeitos, manga com arremates arredondados.

RETA O próprio nome já diz, diminuições praticamente retas, simples de confecionar.

QUIMONOFrente e Costas são realizadas iguais compondo os pontos das mangas sem emendas, formando uma peça inteira.

RAGLA Diminuições de pontos cavas e mangas, terminadas e finalizando com o encaixe e acabamento no decote da peça.--------------------------------------------------------------------------------

CAVA AMERICANA Costas: Faça como a cava montada, depois faça as diminuições do ombro, até obter 03 cm menos que a altura desejada para o mesmo para dar maior inclinação. Faça as diminuções em todas as carreiras do tricot, deixando 03 ou mais pontos de tricot de beirada até não restar nenhum ponto para o ombro. Essas diminuições servem para evitar que os ombros "repuxem".
Frente: Faça as cavas normalmente, continuando até a altura do decote, e termine sem fazer nenhuma diminuição para o ombro. Arremate de uma vez os pontos do ombro.
Mangas: Faça normalmente as cavas e continue diminuindo 01 ponto de tricot de cada lado cada duas carreiras, até atingir a altura das dimunuições do ombros das Costas. Arremate os pontos restantes (ver figura).
Atenção: nesse tipo de cava, as diminuições também podem ser feitas internamente de 02 ou mais pontos. Para esta variação siga as instruções dadas para a cava raglã.-----------------------------------------------------------------------------
CAVA INGLESA Faça as cavas normalmente tanto na frente como nas costas, formando os ombros, a 03 cm da altura certa dos mesmos, pois esses 03 cm serão compensados pela metade da tira do lado superior na manga.As diminuições do ombro serão feitas do seguinte modo: arremate 03 ou mais pontos e diminua um ponto no fim da carreira de volta. Faça a manga deixando na última carreira um número igual de pontos aos da largura do ombro (cerca de 06cm).Trabalhe sobre esses pontos até obter a mesma largura do ombro, arremate todos os pontos de uma vez, ou como feito para a manga ragla, obtendo desse jeito um ligeiro arredondado que evitará, quando a peça for montada, uma união imperfeita e antiestética.
--------------------------------------------------------------------------------
CAVA MONTADA Para e Frente e Costas geralmente se arrematam 04 ou 05 pontos de tricot de cada lado conforme a grossura do fio (os primeiros pontos são arrematados no início da carreira, no direito do trabalho e os outros pontos são arrematados no início da carreira seguinte, no avesso). Continue arrematando um ponto da cada lado, cada 02 carreiras no direito do trabalho, até obter a largura dos ombros. Geralmente os pontos dos ombros que complementam as cavas montadas devem ser arrematados ou deixados em suspenso, em 03 ou 04 vezes. A manga é feita arrematando os mesmos pontos das Costas e da Frente. Continue arrematando um ponto de cada lado, a cada 02 carreiras até obter 06 cm menos que a altura da cava, então arremate dois pontos de cada lado, cada 02 carreiras por 04 ou 05 vezes, para que a manga fique arredondada no alto e arremate os pontos restantes.
--------------------------------------------------------------------------------cAVA RETA Atingida a altura da cava, não arremate nenhum ponto. Coloque um fio diferente de cada lado e continue normalmente até a altura das diminuições do ombro, que pode ser arrematado em 03 ou 04 vezes (ver figura) de uma só vez. A manda pode ser terminada, arrematando os pontos em 04 ou 05 vezes de modo que fique ligeiramente arredondada ou todos os pontos podem ser arremadas de uma só vez.
Atenção: a manga também pode ser começada por cima. Depois de ter sido feita a costura dos ombros, levante os pontos (veja o post "como levantar os pontos") de uma marca a outra da cava e trabalhe a manga em sentido contrário a tradicional --------------------------------------------------------------------------------
CAVA QUIMONO A Frente e as Costas são trabalhadas da mesma maneira. A 08 cm da altura normal, das cavas forme poupo a pouco a manga, montado no fim da carreira 02 pontos por 03 ou 04 vezes, formando uma curvatura. Depois monte de uma só vez todos os pontos necessários para obter o comprimento da manga, cm exceção do punho (se a manga tiver punho, esse deverá ser feito levantando os pontos depois do trabalho ponto). Continue sobre os ponto até obter a metade da largura da manga. Então, a partir do pulso, diminua do início da carreira os pontos equivalentes a cerca de 05cm, por o8 ou 09 vezes, chegando assim na altura dos ombros. Para os ombros arremate 03 ou mais pontos de tricot em cada carreira, até terminarem os pontos do ombro.--------------------------------------------------------------------------------
CAVA RAGLA Depois de ter feito as diminuições iniciais da cava, diminua na beirada ou internamente, a 03 ou mais pontos, 01 ponto da cada lado, cada 02 ou 04 carreiras, trabalhando 02 pontos juntos torcidos no lado direito (de quem olha o trabalho) e o2 pontos juntos no lado esquerdo até terminarem os pontos depois de ter feito o decote. Os pontos a serem diminuidos são as das cavas e os dos ombros. O raglã das costas é 02cm maior que o da frente.
Manga: também para a manga arremate e diminua os pontos de tricot como foi feito para a Frente e para as Costas. Um dos lados do raglã da manga (costas) deve ser do mesmo comprimento do raglã das Costas e do outro lado (frente) do mesmo comprimento do raglã da Frente. Para acompanhar melhor o decote e marcar o ombro, pode-se também fazer diminuições internas na manga, a mais ou menos 10 cm do início do raglã, de cada lado de 02 ou 03 pontos centrais, fazendo 02 pontos juntos torcidos à direita e 02 pontos juntos à esquerda, cada 02 ou mais carreiras. Na altura do decote da frente arremate ou deixe em suspenso a metade dos pontos restantes na alto da manga, no lado correspondente à frente. Continue sobre os pontos de tricot restantes, diminuindo no lado do raglã, como anteriormente, e no lado interno arremate ou deixe em suspenso os pontos em 03 ou 04 vezes (desenho acima), para acompanhar a inclinação do decote.

2 comentários:

  1. OLá Marise,

    Tenho muita vontade de pegar as agulhas que minha mãe me deixou e fazer algum trabalho e até hoje penso e logo desisto, seguindo o seu cantinho vejo que a sua forma de explicar é clara e objetiva, vou fazer a parte teórica e assim que me sentir segura inicio a prática.

    Que sua semana seja repleta de cor e sabor!!
    1000 Beijokinhas

    ResponderExcluir
  2. Eu sou uma nulidade em costura, com muita
    pena minha.Desejo que esteja bem.Bj/Irene

    ResponderExcluir